quinta-feira, 29 de maio de 2014

MINISTRANDO SOBRE A FAMÍLIA

Texto: LUCAS 2:39-52
Dia: 29/05/2014
Local: Igreja Evangélica Congregacional A Caminho de Emaús - Belo Horizonte/MG

Motivo: Culto da Família
Tema: A doce presença de Jesus
Aplicação: A Doce Presença de Jesus é Suficiente para Restaurar as nossas famílias!

Podemos fazer uma breve análise no nosso texto, onde identificamos uma família vivendo DOIS extremos.
No primeiro momento, temos uma família feliz onde Jesus está presente. Jesus entrou na vida de Maria e José e transformou-os de casal para família. E a presença de Jesus alegrava o ambiente. No verso 40 podemos conferir que havia um menino que crescia feliz, fortalecia-se espiritualmente, se enchia de sabedoria e a graça de Deus estava sobre Ele.
Isso é um sinal evidente da presença de Deus na família. Onde uma criança teria um desenvolvimento completo se Deus não estivesse presente em seu lar?
Jesus, Maria e José eram uma família feliz.
O verso 41 evidencia que todos os anos eles iam à festa da Pascoa, uma característica de família feliz. Qual família frequenta festas de Celebração estando dividida entre si? 
Mas aconteceu que ao prazo de doze anos, em uma festa, Maria e José voltaram para casa e perderam Jesus. E tão logo perderam a Jesus, o conflito começou a ser gerado naquela família. 
A ansiedade entrou no lar daquela família (verso 48 - ansiosos te procurávamos), e desorientados ficaram (versos 44-45). 
Talvez hoje você possa estar na mesma condição desse casal; talvez você tenha vivido um momento feliz em família, todos tinham Jesus, Deus reinava no lar até que se passaram doze anos... perderam a paz, o amor, a harmonia, enfim: perderam a Jesus.
Passou dois anos de conversão, dez anos de Igreja, trinta anos de ministério e infelizmente aconteceu que você perdeu Jesus! E uma vez perdendo Jesus em sua família ou vida, entrou a aflição, a dor, o choro, a morte, a decepção, a falta de esperança. As coisas que você fazia crendo no Senhor agora você faz consultando horóscopo ou se baseando nos conselhos das pessoas. A mentira deu lugar ao seu vazio coração para que ninguém reconhecesse sua tristeza nas festas...

Maria e José perderam a Jesus!

Entretanto, aprendemos com o casal três passos fundamentais para alcançarmos a Doce Presença de Jesus e Termos Outra Vez nossas Famílias Transformadas:

1º. - Buscaram a Jesus. Verso 44
Uma vez observando que a aflição e a ansiedade preenchiam os seus corações, pararam e trataram de observar o que estava faltando. Vendo que era Jesus, decidiram buscá-Lo! Buscar a Jesus é o primeiro passo para a restauração de um lar, de uma família! Jesus é o grande alicerce de uma casa feliz e bem estruturada. Buscar ao Senhor enquanto se pode achar é o primeiro passo para uma benção em família.

2º. - Buscar a Jesus na Casa de Deus. Verso 46
Logo após a firme decisão de buscar a Jesus, O buscaram entre parentes e conhecidos (verso 44). É natural do ser humano buscar entre pessoas mais próximas o preenchimento, o exemplo, o conselho. Acreditamos que as pessoas próximas tenham a felicidade para nossas vidas, mas Maria e José não encontraram Jesus entre seus parentes. Talvez hoje você esteja procurando a felicidade em muitas casas de amigos, e não tenha encontrado. Procure no Templo, procure na Igreja. É notório como nos dias atuais as pessoas têm se voltado contra a Igreja, contra a Instituição maior do Ministério de Jesus! Quantos querem ser crentes dentro de casa, assistindo somente à televisão ou ouvindo o rádio. Não evangelizam, não partilham, são isolados quando Deus nos ordena comunhão (Salmos 133). Maria e José encontraram Jesus no Templo.

3º. - Guardar as Palavras do Senhor. Verso 51
E agora, tendo encontrado a Jesus no templo, a alegria matou a ansiedade, e o sorriso voltou em seus rostos. E uma pergunta de Maria lhe trouxe uma resposta que ela não entendeu (versos 49-50). Muitas pessoas não entendem a Palavra de Deus, e por não a compreenderem, abrem mão de Jesus. Maria também não havia compreendido as palavras de Jesus, todavia guardou-as todas em seu coração. Em meus poucos 22 anos de caminhada cristã eu conheci muitas pessoas que deixaram a Jesus, perderam a Sua doce presença porque não entendiam a Bíblia, não compreendiam a Palavra, e por isso abandonaram o Senhor. Maria guardava tudo no seu coração.

Assim atuando, podemos concluir que através desses três passos nós podemos obter restauração de nossos lares e famílias, porque somente a doce presença de Jesus é a base estrutural para um lar cheio da presença de Deus.
Vamos orar? Senhor Deus, reconheço o quanto preciso de Ti na minha casa, na minha família. Reconheço que tua presença é Suficiente para mudar minha vida. Peço que perdoe os meus pecados, entre na minha vida, faça morada em mim e conserte tudo quanto precisa ser consertado. Ensina-me a guardar a Tua Palavra, buscar o Senhor em Tua Casa e nunca me esquecer de buscar a Tua presença. Encha-me do Teu Espírito Santo, pois Tu és o meu Consolador. Abençoa meus familiares e livra-nos de todo mal. Em o nome de Teu Filho Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário